81 3465-8805 | 3327-3030 Avenida Conselheiro Aguiar, 2770 - Boa Viagem

Diferenças entre a comida chinesa e a japonesa

Diferenças entre a comida chinesa e a japonesa

É muito comum vermos as comidas japonesas e chinesas sendo servidas no mesmo lugar. Isso se deve a vários motivos como a proximidade desses países, eles serem orientais e terem algumas semelhanças no aspecto geral. Mas quando olhamos as particularidades dos pratos de cada local, é fácil perceber que as diferenças são bem grandes!

Na culinária japonesa, por exemplo, os principais ingredientes utilizados são os peixes crus e frutos do mar, que são servidos com bastante arroz e cogumelos e alguns vegetais. Eles costumam comer em postas (sashimis), em bolinhos (onigiris), sushis e em muitos outros formatos diferentes. O tempero é muitas vezes feito com o molho shoyu, com o missô, wasabi, sakê ou vinagre de arroz. De um modo geral, é uma culinária com características mais leves.

A culinária chinesa, por outro lado, usa diferentes ingredientes e preparações. Muitas vezes prepara seus alimentos de maneira frita, empanada ou caramelizada, abusando de itens como carne de porco, macarrão, vegetais, peixes e arroz, entre outros. O uso de temperos é mais vasto, com direito a preparações com alho, gengibre e vários óleos.

Por motivos culturais e de adaptação, no Brasil, muitos dos pratos que consumimos dessas duas culturas sofreram algumas alterações, então se você ainda tem dúvidas de como diferencia-los, aqui vai uma dica: os pratos chineses são quentes e mais fartos: yakissoba, rolinho primavera e frango xadrez são alguns exemplos. Já os japoneses são os tradicionais sushis, sashimis e tamakis.