81 3465-8805 | 3327-3030 Avenida Conselheiro Aguiar, 2770 - Boa Viagem

Lámen: um pouco da história desse famoso prato oriental

Lámen: um pouco da história desse famoso prato oriental

O Lámen é um dos pratos orientais mais populares em todo o mundo. É feito com um tipo de macarrão e ensopado com diferentes tipos de toppings, que apesar de ter surgido na China, ficou famoso mesmo pelas adaptações feitas no Japão. Hoje, existem diversas opções de acompanhamentos e caldos para se consumir a iguaria que se pronuncia ‘raamen’ pelos nativos.

Antes de receber o nome de Lámen, como conhecemos hoje, o macarrão era chamado de Chuka Soba que significa Soba Chinês. Na China, ele era consumido como alimento exclusivo para os senhores feudais da época.

Na Era Meiji, aconteceu a abertura dos portos e a integração de alimentos típicos da China no Japão foi se intensificando. Mas foi somente quando esses dois países assinaram um tratado, que o consumo do Lámen em restaurantes ou barraquinhas, ficou muito popular entre os japoneses.

A praticidade no preparo, o sabor e especialmente o baixo custo impulsionaram a popularização do prato, que pode ser servido com caldo de shoyu, sal (shio), missô e osso de porco (tonkotsu). Seus toppings mais famosos são: ovo cozido, gema mole, broto, alga nori, naruto (massa de peixe) e carne de porco.

 

Imagem: Takedahrs/Pixabay