81 3465-8805 | 3327-3030 Avenida Conselheiro Aguiar, 2770 - Boa Viagem

Um dos doces preferidos dos japoneses

Um dos doces preferidos dos japoneses

No Japão, existem vários doces conhecidos como bem peculiares, preparados de maneira diferente da qual estamos acostumados. No lugar de chocolate, é comum usar pasta doce de feijão azuki, arroz, chá verde e batata doce.

Entre tantos doces diferentes, com recheios e combinações distintas, um é bastante famoso principalmente ao chegarem as celebrações de fim de ano. Estamos falando do Mochi (se pronuncia ‘moti’), que é feito a partir de uma massa de arroz chamada ‘glutinosa’. Essa espécie de grão fica muito gelatinosa após o cozimento, o que permite a criação do doce.

O doce tem o formato de um bolinho e pode ser polvilhado com coco, açúcar ou farinha para não grudar nas mãos. O mochi pode ter vários sabores diferentes, sendo recheado com morango, pasta doce de azuki ou aromatizado com muitos outros tipos de ingredientes, tendo cores e sabores bastante distintos.

O mochi também possui algumas variações em sua preparação. Ele pode ser recheado com morango, sorvete, aromatizado com Artemísia e flor de cerejeira, entre muitos outros tipos de variação.

Uma tradição muito forte ligada ao doce é a sua distribuição que acontece na época de ano novo. Isso acontece no festival mochitsuki, quando as pessoas preparam o arroz até ele se transformar no mochi e depois o distribuem às pessoas.

O significado desse ‘rito’ é representar a ideia de passagem e transformação que acontece no arroz até ele se transformar em mochi, em semelhança com a virada de ano e trazer o rito de esforço e solidariedade uns com os outros.